sábado, 8 de junho de 2013

 A intervenção de todos nós é essencial na aplicação da politica dos 4 R's (ReduzirReutilizarReciclar eReparar) pois a redução do consumo de energia, de matérias - primas e recursos naturais é significativa.


Reduzir - a redução deve ser adoptada por cada um de nós e pode vir a assumir um grande significado no balanço global. Sendo assim, o primeiro passo é reduzir os resíduos produzidos, ou seja, controlar o peso e o volume dos resíduos, evitar consumos supérfluos e desperdícios como o uso excessivo de água, luz e gás.
As indústrias, por exemplo, podiam desempenhar um papel importante na redução através da adopção de novos processos e tecnologias menos poluentes sem danificar a qualidade do produto.


Reutilizar - a reutilização consiste em utilizar um produto mais do que uma vez para o mesmo fim, evitando assim o seu lançamento ao balde do lixo. Este processo permite minimizar a poluição.


Reciclar - a reciclagem é um processo que permite transformar materiais já utilizados noutros para nova utilização. Para que os materiais possam ser reciclados é necessário proceder a sua deposição no respectivo ecoponto. Os materiais mais comuns no processo de reciclagem são o vidro, o papel/cartão e o plástico/metal.


Reparar - A reparação é um processo que consiste na recuperação de certos materiais, que ainda estejam em mínimas condições para serem trabalhados e posteriormente utilizados, como os móveis.

O CRAS II - Terra do Sol, representado pela Assistente Social, Leila Mariano Bento, esteve presente no mini curso "Do Lixo ao Luxo" Ministrado pela Profª Tereza Britto. Abaixo uma mostra do que conseguimos recuperar do lixo transformando em peças de artesanato. Em breve o SCFV dos CRAS I e II de Pão de Açúcar estará fazendo oficinas dos 4 R's... Aguardem!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário